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PROTOCOLOS
Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário 2025-2026
Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário 2025-2026
2025-2026
Grupo Pestana
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2024
SOLVERDE
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2024
Creative Medical Advisor
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2024
OpSolutions
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2024
(Des)Construir, (Re)Pensar, (Re)Educar



OPERAÇÃO: NORTE2030-FSE+-00497500


Tipologia de Intervenção: ESO4.8-05-02 - Empreendedorismo e Inovação Social
Tipologia de Operação: 4069 - Parcerias para a Inovação Social
Prioridade: : 4A. Norte Mais Social

(Des)Construir, (Re)Pensar, (Re)Educar

Projeto piloto de promoção da saúde mental, que recorre a estratégias artísticas, visando o desenvolvimento de competências socio-emocionais em crianças e jovens em situação de risco, nos municípios de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Clique na ficha de projeto


Portugal Inovação Social 2030
A iniciativa Portugal Inovação Social 2030 foi criada com o objetivo de desenvolver e dinamizar o empreendedorismo, a inovação social e o investimento de impacto em Portugal, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em linha com os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.


Parcerias para a Inovação Social
São instrumentos de mobilização de recursos financeiros dos Programas Regionais que se traduzem em apoios não reembolsáveis, atribuídos em formato de cofinanciamento com investidores sociais, para implementação e desenvolvimento de projetos de inovação social.


Investimento social: Fundação Calouste Gulbenkian
Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e por um investidor social.

O investimento social implicado neste projeto é assegurado pela prestigiada Fundação Calouste Gulbenkian. Com sede em Portugal, esta Fundação Internacional promove o desenvolvimento de pessoas e organizações, através da arte, da ciência, da educação e da beneficência, para uma sociedade mais equitativa e sustentável.
Na sua esfera inclui-se um museu, um centro de artes, uma orquestra e um coro, uma biblioteca de arte e arquivo.

A Fundação desenvolve também programas e projetos inovadores e apoia, através de bolsas e subsídios, instituições e organizações sociais em Portugal, no Reino Unido e em França, bem como nos países africanos de língua oficial portuguesa e nas comunidades arménias.

Saiba mais AQUI sobre a Fundação e o percurso de Calouste Sarkis Gulbenkian, homem de negócios, colecionador de arte e filantropo de origem arménia, nascido no Império Otomano, que faleceu em 1955, em Lisboa, onde passou os últimos anos da sua vida.


Parcerias Locais
A União das Mutualidades Portuguesas conta com vários parceiros locais que facilitam a operacionalização do projeto:

  • Câmara Municipal de Bragança
  • Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
  • Câmara Municipal de Mirandela
  • Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros
  • Agrupamento de Escolas de Mirandela
  • Agrupamento de Escolas Emídio Garcia


Objetivo
A promoção da saúde mental, através da arteterapia, em crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos, que frequentam o 2.º e 3.º Ciclos e o Ensino Secundário em estabelecimentos escolares dos municípios de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, que estejam em situação de vulnerabilidade, ou seja, sinalizados pelos serviços de psicologia, pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens (CNPDPCJ) ou estejam integrados em medidas de inclusão.
Estima-se abranger 600 alunos e pretende-se que 10% revelem melhoria na sua saúde mental no final do projeto.


Período temporal
A implementação do projeto decorrerá pelo período de 36 meses a partir de março de 2025.


Equipa
A equipa que implementa o projeto é formada por um psicólogo, um técnico de educação, um técnico de artes e uma comissão de acompanhamento, que monitoriza regularmente a execução e a evolução do projeto.
A comissão de acompanhamento é constituída por representantes das seguintes entidades:

  • Municípios de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela
  • Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN)
  • Unidade Local de Saúde Hospital
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ)
  • Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
  • Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB)
  • Agrupamentos de Escolas


Atividades
O projeto comporta três componentes, que se complementam:
1. Gestão e acompanhamento do impacto do projeto;
2. Divulgação e disseminação dos resultados e impacto;
3. Exposição do projeto – que se refere à intervenção junto das crianças e jovens, de forma a desenvolver competências socio-emocionais recorrendo a metodologias inovadoras.

As sessões de acolhimento representam momentos-chave no início de um projeto, programa ou evento e são concebidas para acolher e integrar eficazmente os participantes. No caso do presente projeto, o principal objetivo desta pestana é criar um ambiente acolhedor, fornecer informações básicas, estabelecer expectativas claras e facilitar a integração dos participantes na comunidade e/ou grupo. Além disso, estas sessões contribuem para criar relações interpessoais, promover networking e desenvolver uma colaboração eficaz. Ao promover um ambiente de inclusão e respeito mútuo, as sessões de boas-vindas irão criar uma base de uma participação motivada, onde todos os participantes se sintam valorizados e parte integrante do projeto.

Uma vertente essencial destas sessões, onde participarão docentes, não docentes e alunos, é a formação e capacitação. Workshops e Formações irão oferecer para os profissionais envolvidos no processo o desenvolvimento contínuo de skills e conhecimentos necessários para abordagens inovadoras e eficazes de desenvolvimento de competências, prevenção da saúde mental e promoção de ambientes educacionais mais saudáveis.

A implementação destes laboratórios colaborativos reflete o compromisso do projeto em adotar uma abordagem artística, dinâmica, adaptada e centrada na comunidade para promover a saúde mental em crianças e jovens. Estes espaços colaborativos representam uma plataforma inovadora para a cocriação de soluções eficazes e sustentáveis no contexto específico da região de Trás-os-Montes, através da arte.

O projeto emerge como uma iniciativa inovadora, transformando as abordagens convencionais no âmbito da saúde mental. O seu objetivo principal é a prevenção da saúde mental nas crianças e jovens em situação vulnerável, através da arte, de forma a criar um impacto significativo nas comunidades da região de Trás-os-Montes.

Promovendo um destaque nas ligações emocionais, pretende-se adotar uma abordagem única ao reconhecer a importância vital das ligações emocionais e relaxantes entre as crianças/jovens e as suas figuras parentais. Essa perspetiva inovadora coloca um papel central na consolidação desses vínculos, compreendendo que o apoio parental desempenha um papel fundamental na estabilidade emocional e psicológica das crianças e jovens.

Ao centralizar as suas ações na região de Trás-os-Montes, o projeto vai além das tradicionais intervenções em saúde mental. Neste sentido, a equipa multidisciplinar capacitará os intervenientes de ferramentas eficazes para enfrentar os desafios diários e lidar com comportamentos prejudiciais ao bem-estar emocional, psicológico e social.

Esta abordagem criará um ambiente artístico, emocionalmente estável, contribuindo assim para o desenvolvimento global das crianças e adolescentes e, consequentemente, da sociedade onde se encontram inseridos.

Um aspeto verdadeiramente inovador do projeto é a criação de laboratórios colaborativos de saúde mental onde a arte será a palavra-chave. Cada criança e jovem poderá trabalhar no sentido das suas preferências pessoais, da sua história de vida, num espaço seguro e sempre acompanhado de especialistas de diferentes áreas.

Estes espaços interdisciplinares proporcionam uma plataforma de colaboração entre especialistas de diferentes áreas, com o objetivo de criar estratégias inovadoras e sustentáveis de promoção da saúde mental, adaptadas a cada história de vida. Esta abordagem demonstra o compromisso do projeto em prevenir doenças mentais e em criar mudanças sistémicas e duradouras.

A metodologia de acompanhamento e de monitorização baseia-se na teoria da mudança, na definição de indicadores, no desenho de instrumentos de avaliação e consequentemente, na avaliação anual.

O método fornece um diagnóstico como primeiro passo. Ao analisar as informações fornecidas, além de entrevistas com os serviços de psicologia das escolas da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e principais representantes da organização, é possível compreender a situação atual e as principais oportunidades para melhorar o impacto.

Relativamente à Teoria da Mudança, esta fase do diagnóstico possibilitará o desenvolvimento do próximo passo. Trata-se de uma ferramenta que tem por objetivo fortalecer a transparência da organização, bem como sua relevância, comprometimento e a construção de uma narrativa clara que comunique os impactos gerados. A abordagem metodológica irá ser essencial para promover uma compreensão profunda das complexidades inerentes ao desenvolvimento de uma estratégia de transformação sólida que certamente proporcionará um impacto significativo, positivo e duradouro, sempre adaptado a cada criança e jovem.
Após esta fase, que envolverá um diagnóstico inicial e a definição dos impactos e das estratégias que serão imprescindíveis para alcançá-los, seguir-se-á o desenvolvimento de uma Matriz de Indicadores.

Essa ferramenta possibilitará a medição e a monitorização dos resultados de curto e longo prazo, indicando os impactos que a organização procura ter como resultado. O projeto contará com a mentoria da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto no desenvolvimento dos instrumentos de avaliação.

A análise custo/efetividade como avaliação é também uma metodologia de sinopse em que os custos são equiparados com as conclusões clínicas. Isto é, o objetivo de implementar esta análise é avaliar o impacto de diversas alternativas, que procurem identificá-las com melhores efeitos da prevenção, em troca de um custo menor. Portanto, uma característica importante é que os estudos sejam sempre comparativos, claros e voltados para a escolha da melhor opção para alcançar a efetividade.

Haverá lugar, ainda, à criação de uma Comissão de Acompanhamento para monitorizar e supervisionar a execução do projeto, assegurando uma abordagem adaptada e colaborativa, reunindo representantes de várias entidades, desde as autarquias que contribuem com a sua perspetiva loca, o conhecimento das necessidades específicas da comunidade e a articulação de recursos, à Administração Regional de Saúde do Norte e Unidade Local de Saúde, que garantirão o acesso a recursos e serviços de saúde especializados de saúde mental; passando pelo Instituto Politécnico de Bragança e a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, que podem contribuir com a sua experiência académica, com o envolvimento de estudantes na promoção de iniciativas educacionais e na mentoria para os instrumentos de avaliação.

Os Agrupamentos de Escolas participarão ativamente, fornecendo informações sobre o desempenho académico dos alunos, identificando situações de risco e colaborando na implementação de medidas educacionais.

As questões relacionadas com a proteção das crianças e jovens requerem o envolvimento da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens, enquanto a ASMAB apoia a implementação do projeto na região.

A Comissão de Acompanhamento reunir-se-á regularmente para analisar o progresso do projeto, discutir desafios, identificar soluções e propor ajustes estratégicos, se necessário. Os encontros serão uma oportunidade de partilha de informação entre diferentes sectores, promovendo uma abordagem integrada e multidisciplinar.

Um plano de comunicação garantirá a partilha de informações e uma coordenação eficaz entre os membros do Comité. Esta abordagem colaborativa e integrada reflete o compromisso do projeto em criar uma rede completa e multidisciplinar de apoio às crianças, famílias e comunidades, maximizando o seu impacto positivo.


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