Admirável “manta mutualista” impressiona participantes e envolve idosos

A manta mutualista foi apresentada no XIV Congresso Nacional do Mutualismo e fez furor. O resultado deste trabalho criativo e colaborativo dos idosos utentes das respostas sociais das associações mutualistas, causou um grande impacto nos participantes do evento e mereceu duas prolongadas salvas de palmas.

De norte a sul do país, muitas mentes criativas e mãos de fada se reuniram à volta da mesa a juntar meticulosamente pedaços de tecido que entrelaçaram, tricotaram e bordaram com o propósito de conceber uma grande manta decorativa inspirada nos valores do mutualismo.

Sob o pretexto deste Congresso Nacional do Mutualismo, a União das Mutualidades Portuguesas lançou um desafio aos utentes dos lares, centros de dia e universidades seniores das associações mutualistas filiadas, convidando-os a mostrar a força do espírito e da mobilização mutualista criando uma pequena parte da manta.

O princípio fundamental do mutualismo, a solidariedade, está, assim, presente em cada retalho carinhosa e livremente idealizado e concebido em cada mutualidade. Estes retalhos, representativos da entreajuda e da criatividade coletiva foram unidos num segundo momento por outras mãos de fada, formando uma manta que esteve exposta durante o Congresso e simboliza a força da solidariedade e da liberdade no seio do movimento mutualista.

O dia-a-dia de muitos idosos nas instituições ganhou uma nova dinâmica e animação, à volta de pedaços de tecido, carrinhos de linhas e novelos de lã de múltiplas cores, tesouras, agulhas e dedais. E, num ápice, as suas salas de atividades transformaram-se em autênticas oficinas de arte, casas de costura, de lavores, e verdadeiros espaços de partilha.

“Esta iniciativa teve um efeito mobilizador das equipas e dos utentes, estimulando a imaginação e a criatividade, promovendo a sociabilização, bem-estar, o sentimento de pertença, e elevando a autoestima”, nota Luís Alberto Silva, Presidente da União das Mutualidades Portuguesas. Uma mobilização que se estendeu aos centros infantis das associações mutualistas, que assumiram desafio de criar a lembrança alusiva aos 848 anos do mutualismo em Portugal, a distribuir por todos os participantes no evento.

Admirável "manta mutualista" impressiona participantes e envolve idosos

 

Artigos Recentes

Quatro projetos e muitas ideias para partilhar no XV Encontro Nacional de Dirigentes, no dia 23, em Coimbra

O desafio foi lançado pela União das Mutualidades Portuguesas....

Fundos europeus ao alcance das mutualidades: UMP promove sessão de esclarecimento a 16 de outubro

Como transformar uma boa ideia num projeto com condições...

Investigadora apresenta tese de doutoramento sobre o papel das associações mutualistas nos territórios

A investigadora Paula Cristina da Silva Barros apresenta no...

Da proteção social à habitação: UMP aprofunda diálogo com a Europa

Delegação da UMP manteve contactos com Representação Permanente de...

Artigos Relacionados