Delegação da UMP manteve contactos com Representação Permanente de Portugal Junto da União Europeia e a Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão da Comissão Europeia
A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) reforçou esta quinta-feira, em Bruxelas, o diálogo com as instituições europeias, num conjunto de contactos centrados no contributo do mutualismo para o futuro da proteção social na Europa e nas oportunidades de cooperação e financiamento para as organizações da economia social. A UMP reuniu com Mónica Lisboa, Representante Permanente Adjunta (COREPER I) na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, a quem apresentou o papel das mutualidades portuguesas e a dimensão nacional e internacional da sua intervenção.
No encontro, a UMP destacou o trabalho desenvolvido pelas mutualidades nas áreas da proteção social, saúde, previdência e ação social, assente na proximidade às comunidades, na solidariedade, na ajuda mútua e na participação democrática. Foram também apresentadas a experiência da UMP na coordenação e execução de projetos europeus, nomeadamente no âmbito do CERV, Erasmus+ e Horizonte Europa, a capacidade do GIDE na preparação de candidaturas a fundos nacionais e internacionais e o papel da organização na representação internacional do movimento mutualista, através da vice-presidência da União Mundial das Mutualidades (UMM), da futura Presidência desta organização e da Presidência da OIES.
A agenda europeia da UMP inclui já dois momentos de particular relevância em 2027: a conferência “The Future of Social Protection in Europe”, prevista para março, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e a Cimeira Mundial do Mutualismo, que decorrerá em Portugal a 27 de maio, data em que a UMP assumirá a Presidência da UMM. Mónica Lisboa manifestou disponibilidade para cooperar com a UMP relativamente à conferência e felicitou a organização pela próxima Presidência da UMM, reforçando a importância de manter este diálogo sobre o futuro da proteção social e o papel da economia social na resposta aos desafios europeus.
A UMP reuniu igualmente na Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão (DG EMPL) da Comissão Europeia, aprofundando o conhecimento sobre programas e instrumentos europeus com potencial interesse para o movimento mutualista. Entre os temas abordados estiveram as oportunidades na área da habitação acessível e social, o eventual desenvolvimento de projetos pela UMP e pelas suas associadas, o apoio do Banco Europeu de Investimento e os programas europeus relacionados com a transição energética. A UMP defendeu, neste contexto, a necessidade de reforçar a consideração específica das organizações da economia social nos instrumentos europeus de financiamento e de aprofundar a sua participação na definição e concretização das políticas sociais europeias.




