Presidente da Assembleia da República recebe UMP em audiência

O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, recebeu a União das Mutualidades Portuguesas (UMP), numa audiência institucional centrada na valorização do papel do mutualismo na sociedade portuguesa. Estas iniciativas visam não só celebrar o legado histórico do movimento, como também sensibilizar os poderes públicos para ua necessidade de um maior reconhecimento institucional do mutualismo.

Atualmente o universo mutualista presta serviços e apoio a mais de 2,5 milhões de portugueses, assumindo um papel relevante na promoção da coesão social e no reforço das respostas de proteção social em diversas áreas.

Embora o mutualismo tenha ganho expressão a partir do século XIX, num contexto marcado pela industrialização e pela inexistência de um sistema público de proteção social, as suas raízes são muito mais antigas. Já na Idade Média, comunidades organizavam-se para enfrentar coletivamente situações de doença, incapacidade, perda de meios de subsistência ou morte, dando origem a confrarias e irmandades baseadas na solidariedade recíproca.

A historiografia aponta par a existência destas formas de entreajuda organizada desde o século XII, destacando-se a Confraria de Fungalvaz, no concelho de Torres Novas, cujo Compromisso remonta a 1176, constituindo um dos mais antigos testemunhos documentais de solidariedade organizada em Portugal.

A UMP reafirmou, assim, junto do Presidente da Assembleia da República, a importância estratégica do mutualismo enquanto parceiro do Estado na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva, através de sistemas complementares de previdência, saúde, e de uma rede de respostas sociais à infância, idosos e aos cidadãos mais vulneráveis, habitação, formação e qualificação.

Artigos Recentes

Quatro projetos e muitas ideias para partilhar no XV Encontro Nacional de Dirigentes, no dia 23, em Coimbra

O desafio foi lançado pela União das Mutualidades Portuguesas....

Fundos europeus ao alcance das mutualidades: UMP promove sessão de esclarecimento a 16 de outubro

Como transformar uma boa ideia num projeto com condições...

Investigadora apresenta tese de doutoramento sobre o papel das associações mutualistas nos territórios

A investigadora Paula Cristina da Silva Barros apresenta no...

Da proteção social à habitação: UMP aprofunda diálogo com a Europa

Delegação da UMP manteve contactos com Representação Permanente de...

Artigos Relacionados