UMP exorta mutualidades a recorrerem ao “Valorizar Social”

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) exorta as associações mutualistas a apresentarem candidaturas dos seus planos de formação no âmbito das candidaturas ao programa “Valorizar Social, que decorrerão a partir de dezembro.

O protocolo Valorizar Social foi celebrado, em janeiro de 2022, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Associação Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e pelas entidades representativas do setor social, que visa qualificar a valorizar os trabalhadores e dirigentes das instituições sociais.

Atendendo ao atraso na implementação deste protocolo, atribuído à demora na aprovação do Orçamento de Estado para 2022, a sua duração deverá ser prorrogada por um ano, com possibilidade de renovação por mais um, em função da avaliação a efetuar no final de 2023.

Numa reunião do grupo de trabalho “Valorizar Social”, em que a UMP esteve representada, o IEFP anunciou que os planos de formação para o ano de 2023 deverão ser apresentados durante o mês de dezembro e que as entidades representativas poderão emitir “parecer favorável” às candidaturas das suas associadas, valorizando-as no processo de avaliação.

As ações de formação poderão decorrer em horário pós-laboral nos centros de formação do IEFP, nas próprias instituições sociais ou online.

Na mesma reunião, o IEFP informou que estão a decorrer até 20 de dezembro as candidaturas ao programa “Emprego + Digital” que visa a formação e requalificação, na área digital, de trabalhadores das empresas e das entidades da economia social, independentemente da sua dimensão, bem como dos gestores, dirigentes e formadores. Saiba mais sobre o programa “Emprego + Digital” AQUI

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados