UMP defende testagem sistemática nos lares até fim da vacinação

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) considera que enquanto não se conclui o processo de vacinação dos idosos e dos profissionais que com eles interagem nos lares, “impõe-se que se criem condições para uma testagem sistemática nestas instituições, de forma a travar os contágios e surtos” com consequências tantas vezes indesejáveis.

À margem de um webinar promovido pelo Instituto da Segurança Social sobre a vacinação, prevenção e resposta à COVID-19, nos lares e outras estruturas residenciais, em que participou o Presidente do Conselho de Administração da UMP, Luís Alberto Silva, refere que os lares das instituições sociais “estão ansiosos e prontos a cooperar com as organizações da saúde, no sentido de serem criadas as condições logísticas, organizacionais e de segurança desejadas para esta operação”.

“Para que este processo de vacinação corra bem, para que a adesão seja aquela que todos esperamos e consigamos alcançar a imunidade e erradicar a Covid-19, é importante também que as nossas instituições reforcem a pedagogia junto das famílias dos seus utentes, sejam eles idosos ou crianças”, defende o Dirigente.

No seu entender, a pandemia torna evidente a “urgência num debate e na definição de novas políticas públicas para a longevidade e o envelhecimento”, crendo que “não se poderá adiar mais essa discussão e a sua implementação”.

Uma vez que o webinar era destinado fundamentalmente às direções técnicas das respostas residenciais do Alentejo e Algarve, Luís Alberto dirige, na pessoa de cada um dos participantes, “um agradecimento e um merecido reconhecimento a todos os profissionais dos lares e das outras respostas sociais pela dedicação e pelo trabalho incansável que têm desenvolvido nestes tempos tão exigentes” na primeira linha do combate à pandemia.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados