UMP conta com o Governo para expansão do movimento mutualista

A União das Mutualidades Portuguesas foi recebida, em audiência, pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, reiterando a sua disponibilidade para trabalhar, no âmbito da internacionalização, com este Ministério.
O presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva, fez-se acompanhar do presidente da Direção da MUDIP, assinalando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido junto de outros países, no sentido de promover o estabelecimento de parcerias com organizações supranacionais, reforçando a expansão do modelo mutualista em Portugal e no mundo.
O Dia Nacional do Mutualismo, realizado no passado dia 8 de julho, foi, aliás, um momento em que se procurou trabalhar esta matéria, através da conferência “Diáspora Mutualista – mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades”, que teve representação de diferentes países e dos representantes da CPLP e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
A Secretária de Estado adiantou que o Ministério dos Negócios Estrangeiros está também a trabalhar num Plano Estratégico de Cooperação para Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, tendo a UMP mostrado a sua disponibilidade para cooperar.
“Tendo em conta a larga tradição histórica do movimento mutualista em Portugal que conta já com 719 anos e tendo em conta que é objetivo da União das Mutualidades Portuguesas expandir e dinamizar o mutualismo no mundo, garantindo a saúde e proteção social das pessoas, com especial enfoque nos países da CPLP, consideramos que, com o nosso know how, podemos cooperar com os governos desses países na garantia de melhores condições de vida das pessoas. Não queremos ser governo, nem substitui-lo, mas antes complementá-lo”, referiu Luís Alberto Silva.
Uma das intenções da UMP, neste âmbito, é a criação de um Cartão Mutualista, uma aposta na promoção de uma rede mundial mutualista que permita ao associado de uma qualquer Associação Mutualista, usufruir dos serviços/benefícios prestados pelo movimento mutualista, independentemente do local onde se encontre.
Nesta reunião, Luís Alberto Silva, sensibilizou Teresa Ribeiro para a necessidade de avençar com o protocolo de cooperação entre a UMP e o Ministério com vista ao apoio institucional na promoção e divulgação do projeto de internacionalização da UMP e a sua integração nas visitas aos Países da CPLP e às Comunidades Portuguesas.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados