O Conselho de Ministros aprovou hoje a alteração do Regime Jurídico das Farmácias de Oficina

O Conselho de Ministros aprovou, hoje, a alteração do Regime Jurídico das Farmácias de Oficina, de forma a manter o regime específico de que são já detentoras as Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Deste modo, as entidades do setor social da economia – das quais as mutualidades fazem parte – poderão manter-se proprietárias de farmácias de venda ao público, abertas ao abrigo do anterior regime jurídico, isto é, sem necessidade de se constituírem sob a forma de sociedades comerciais e mantendo o regime fiscal de isenção.

Esta decisão vai ao encontro da Lei de Bases da Economia Social, que constitui um quadro jurídico específico que promove e estimula o desenvolvimento da economia social e estabelece os princípios gerais do relacionamento do Estado com estas entidades.

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, congratula o governo por esta decisão na medida em que “esta alteração legislativa vem reforçar os princípios de solidariedade e entreajuda que norteiam as entidades do setor social da economia. A missão das farmácias sociais é de responsabilidade social, enquanto agentes prestadores de cuidados de saúde, de forma a garantir uma maior acessibilidade ao medicamento aos cidadãos com menores recursos sociais e económicos, em contexto de doença”.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados