Governo cria brigadas de intervenção rápida nos lares

O Instituto da Segurança Social (ISS) e a Cruz Vermelha Portuguesa celebraram esta sexta-feira, um protocolo para a criação de Brigadas de Intervenção Rápida para apoio imediato a lares, em todos os distritos do país.

O objetivo, referiu a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que presidiu à cerimónia, é garantir uma resposta pronta em todos os distritos do país a surtos de Covid-19 em lares que fiquem sem pessoal.

Cada distrito terá uma equipa multidisciplinar, dimensionada em função das características do território e do número de instituições em cada um deles, constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos, auxiliares e outros profissionais.

Ana Mendes Godinho prevê a constituição de 18 Brigadas de Intervenção Rápida, abrangendo cerca de 400 profissionais, que deverão começar a funcionar ainda durante o mês de setembro, de forma a reforçar a capacidade de resposta dos lares no período do outono.

“É um instrumento novo para procurar antecipar e reforçar a capacidade para estarmos preparados para o outono”, disse, acrescentando que “o objetivo é estas brigadas entrarem em funcionamento ainda este mês”.

Este projeto pretende “garantir que não chegamos tarde onde temos de chegar cedo”, acrescentou Rui Fiolhais, lembrando que estas equipas são apenas mais um instrumento de apoio aos lares preparadas para responder a novos surtos

Na cerimónia de assinatura do protocolo, participaram, além dos representantes das entidades signatárias, os secretários de Estado da Ação Social e da Segurança Social, os representantes da UMP (Presidente do Conselho de Administração, Luís Alberto Silva) e dos demais parceiros sociais, da Ordem dos Enfermeiros, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, IEFP, entre outros.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados