Entrega do Prémio António Sérgio 2016

DSCF0175 editedRealizou-se, no passado dia 8 de fevereiro, no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a cerimónia pública de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2016. A União das Mutualidades Portuguesas esteve representada pela vice-presidente da Associação Internacional das Mutualidades (AIM), Ana Maria Silva, que, em representação da União das Mutualidades Portuguesas, entregou também um dos prémios.
Foi a primeira vez, em cinco edições, que o Porto acolheu esta cerimónia, presidida pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, e que contou com várias figuras da cidade, nomeadamente, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Este Prémio, lançado em 2012, pretende homenagear, a cada ano, as pessoas singulares e coletivas que mais se tenham distinguido no setor da Economia Social. Na presente Edição, foi premiada a Associação Leque – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, sediada em Alfândega da Fé, Bragança, vencedora da categoria Inovação e Sustentabilidade, pelo projeto EKUI, uma linha de material lúdico didático inclusivo com uma linguagem universal e acessível a toda a população, com leitura em braille, língua gestual portuguesa e alfabeto fonético.
Nesta categoria, foram ainda distinguidas com uma menção honrosa a CLIP – Recursos e Desenvolvimento, associação sediada em Lisboa e que tem como missão reforçar a ação de pessoas e empresas que promovem o desenvolvimento local, e a U.DREAM – Projeto Um Sonho Universitário com (Tr) Impacto, que acompanha diariamente crianças no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e semanalmente no Centro Raríssimas da Maia e na Casa Ronald McDonald do Porto, ajudando-as a concretizar o seu sonho pessoal.
DSCF0165 editedA Associação Cultural Moinho da Juventude – Sabura 2004-2014, projeto comunitário sediado no Alto da Cova da Moura, na Amadora, em Lisboa, com o objetivo de ajudar as pessoas com dificuldades de integração no bairro, foi o vencedor da categoria Estudos e Investigação.

Foi também distinguido o Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social, do Instituto Politécnico de Santarém, da Escola Superior de Gestão e Tecnologia, na categoria Formação Pós-Graduada.
Por último, na categoria Trabalhos Escolares, a CASES distinguiu o Agrupamento de Escolas de Argoncilhe de Santa Maria da Feira, no Porto, com o Projeto HIPPO (Hábitos Inteligentes Para a Prevenção da Obesidade), que envolve pais, professores e alunos no combate a esta doença.
O professor Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Rui Namorado, foi distinguido com o Prémio Especial Personalidade do Ano.
Durante o evento foi anunciado, pelo presidente da CASES, Eduardo Graça, o Congresso Nacional da Economia Social e a apresentação da Conta Satélite, que acontece dia 17 de fevereiro, no salão nobre do INE, em Lisboa.

 

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados