
Moderado por Carla Silva, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da UMP, a conferência “Caminhos de Igualdade” reuniu um painel com mulheres de quadrantes diferentes da sociedade e com experiências pessoais que partilharam com a plateia.
Carla Rodrigues, presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida e ex-deputada; Cristina Almeida, Diretora da Yasaki Saltano (Ovar); Rosa Maria Gomes, Comissária da PSP Ovar; e Rosa Venâncio, do Departamento de Mulheres Socialistas de Aveiro, concordaram na necessidade de mudar mentalidades para promover a igualdade de oportunidades na sociedade.
Carla Rodrigues
Presidente do Conselho Nacional da Procriação Medicamente Assistida
“A UMP está a cumprir o seu papel de ajudar na mudança de mentalidades sobre a igualdade de género. (…) Por vezes, as mulheres não se disponibilizam para desafios e oportunidades, devido ao estigma contra elas, que se mantém”.
Cristina Almeida
Diretora da Yasaki Saltano
“As mulheres têm de estar disponíveis para os desafios. (…) Romper barreiras exige persistência e uma postura de não estar à espera que as oportunidades caiam na bandeja”

Rosa Gomes
Comissária da PSP de Ovar
“Temos todos de mudar [mentalidades relativamente aos preconceitos sociais e à igualdade]. (…) A atitude face à violência doméstica, hoje crime público, deve ser mais interventiva”.
Rosa Venâncio
Presidente do Departamento de Mulheres do PS/Aveiro
“Foi muito gratificante ouvir tantas mulheres interessadas em discutir a questão da igualdade (…) É necessário um compromisso da Europa para a erradicação da disparidade salarial entre homens e mulheres”.




