“As Mutualidades do Século XXI – Acrescentar Valor pela Inovação” é o tema do IX Encontro Nacional de Dirigentes Mutualistas, que decorre esta sexta-feira, 23 de outubro, em formato de videoconferência, com transmissão no Facebook e no canal de YouTube Mutualidades Portuguesas, a partir das 9h30.
Organizado pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), o evento reúne dirigentes de mutualidades de todo o país para produzir um retrato das mutualidades e da economia social no Século XII, a partir dos dados do Inquérito ao Setor da Economia Social e da Conta Satélite da Economia Social, que serão analisados à lupa por Eduardo Pedroso, Responsável pelas Estatísticas e Bases de Dados da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.
O Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, intervém no encontro para abordar o potencial da inovação social no Movimento Mutualista, que está apostado no rejuvenescimento e modernização do setor.
O leque de intervenções terminará com a apresentação do primeiro Contrato Coletivo de Trabalho das Mutualidades, celebrado pela UMP, Federação Nacional de Educação (FNE) e outros sindicatos da UGT, e esclarecimento de dúvidas que possam ter sido suscitadas neste período inicial de aplicação, matéria que será desenvolvida por Paulo Teixeira, Advogado no Gabinete Jurídico da UMP.
Ver programa completo aqui.




