Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses conclui reorganização institucional e elege novos órgãos sociais

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses deu mais um passo decisivo no processo de reativação da sua atividade, ao realizar a Assembleia Geral eletiva que culminou com a eleição, por unanimidade, e a tomada de posse dos novos órgãos associativos, concluindo assim a reorganização institucional da associação.

Na sequência da votação, Choupina Pires foi eleita presidente do Conselho de Administração, Hélder Fernandes assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral e Manuel Borges passou a liderar o Conselho Fiscal.

Fundada a 24 de maio de 1908, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses desenvolveu a sua atividade mutualista até à década de 1970. Em janeiro de 2025, voltou a ser oficialmente reconhecida como associação mutualista, passando igualmente a beneficiar do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Enquanto associação mutualista, tem como missão conceder benefícios nas áreas da Segurança Social e da saúde aos seus associados e respetivas famílias, através da promoção do auxílio recíproco, sendo simultaneamente reconhecida como pessoa coletiva de direito público.

A realização desta Assembleia Geral representa a conclusão do processo de reorganização institucional da associação, desenvolvido com o apoio técnico da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), permitindo devolver plena capacidade de funcionamento a uma das mais antigas instituições do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Com a eleição dos novos órgãos sociais, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses reforça o seu compromisso com os princípios do mutualismo, da solidariedade e da entreajuda, criando as condições necessárias para retomar uma intervenção ativa ao serviço dos seus associados e da comunidade, honrando um legado com mais de um século de história.

Artigos Recentes

Projeto encerra ano letivo piloto com intervenção junto de 280 jovens

O projeto (Des)Construir, (Re)Pensar, (Re)Educar concluiu o seu primeiro...

Webinar jurídico UMP reforça capacitação das mutualidades

A UMP promoveu um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas, reforçando a capacitação de dirigentes e colaboradores.

Tribunal Constitucional reforça direitos das mutualidades no acesso a farmácias sociais

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a interpretação que impedia as associações mutualistas de serem titulares de farmácias sociais. A UMP considera a decisão uma importante vitória para o Movimento Mutualista.

UMP reforça parceria com a Building Bridges para consolidar o sucesso do Beyond NEET 2.0

A UMP reuniu com a Building Bridges, em Madrid, para validar a fase final do projeto Erasmus+ Beyond NEET 2.0 e preparar novas parcerias europeias de inovação social.

UMP reforça cooperação internacional com organizações da Economia Social durante missão em Madrid

A UMP reuniu em Madrid com organizações de referência do Mutualismo e da Economia Social, reforçando a internacionalização, promovendo a OIES e abrindo novas oportunidades de cooperação e participação em projetos europeus.

Artigos Relacionados