Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses conclui reorganização institucional e elege novos órgãos associativos

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses deu mais um passo decisivo no processo de reativação da sua atividade, ao realizar a Assembleia Geral eletiva que culminou com a eleição, por unanimidade, e a tomada de posse dos novos órgãos associativos, concluindo assim a reorganização institucional da associação.

Na sequência da votação, Choupina Pires foi eleita presidente do Conselho de Administração, Hélder Fernandes assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral e Manuel Borges passou a liderar o Conselho Fiscal.

Fundada a 24 de maio de 1908, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses desenvolveu a sua atividade mutualista até à década de 1970. Em janeiro de 2025, voltou a ser oficialmente reconhecida como associação mutualista, passando igualmente a beneficiar do estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

Enquanto associação mutualista, tem como missão conceder benefícios nas áreas da Segurança Social e da saúde aos seus associados e respetivas famílias, através da promoção do auxílio recíproco, sendo simultaneamente reconhecida como pessoa coletiva de direito público.

 

Artistas Macedenses completam processo de regularização da atividade

A realização desta Assembleia Geral representa a conclusão do processo de reorganização institucional da associação, desenvolvido com o apoio técnico da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), permitindo devolver plena capacidade de funcionamento a uma das mais antigas instituições do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Com a eleição dos novos órgãos associativos, a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas Macedenses reforça o seu compromisso com os princípios do mutualismo, da solidariedade e da entreajuda, criando as condições necessárias para retomar uma intervenção ativa ao serviço dos seus associados e da comunidade, honrando um legado com mais de um século de história.

Artigos Recentes

Mutualista da Covilhã reforça aprendizagem e autonomia digital na Aldeia do Souto

A Mutualista da Covilhã continua a desenvolver a autonomia...

A Mutualidade de Santa Maria promove seminário sobre “Aprendizagem ao longo da vida e saúde mental”

A Mutualidade de Santa Maria continua a desenvolver iniciativas...

A hora da sesta no CIDACL: descansar também é cuidar

Na creche do CIDACL (Centro Infantil Dr. António da...

Presidente da UMP reúne com Secretário de Estado da Gestão da Saúde

O Presidente do Conselho de Administração da União das...

VAGA Creche com novas funcionalidades e recursos de apoio

A aplicação VAGA Creche foi recentemente atualizada, passando a...

Artigos Relacionados