A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) apresentou na 3ª Reunião Anual de Presidentes Mutualistas a aplicação informática AMIGA (Aplicação Mutualista Integrada de Gestão de Associados) especificamente dirigida às mutualidades que assegura, nas suas diferentes componentes o processo de gestão dos associados.
Trata-se de uma nova ferramenta, desenvolvida pelos próprios recursos humanos da UMP, que permite construir uma solução à medida das necessidades de cada associação mutualista e que está preparada para integrar ‘upgrades’ a desenvolver no futuro.
Esta aplicação conjuga uma utilização offline durante o processo de cobrança de pagamentos aos Associados (não necessita de ligação à internet no dispositivo móvel durante o período de cobrança), com impressão das quotas, e uma vertente online que assegura a sincronização e atualização dos dados, possibilitando uma gestão administrativa em tempo real.
Desenvolvida a pensar no universo mutualista nacional, a aplicação AMIGA possui as seguintes funcionalidades:
Gestão de associados; gestão de moradas; gestão de pagamentos; gestão de contratos; impressão de mapas diversos (Faixa etária, sexo, movimento associativo, cobranças [títulos], entre outros, sujeitos a análise); título de cobrança por período; exportação de dados para Excel; fecho de contas; gestão e impressão de documentos (fichas de admissão, recibos, requerimentos, quotas, ofícios, folhas de caixa e outros (sujeito a análise).
A UMP assegura apoio técnico na configuração da aplicação, na construção de uma solução à medida de cada Associação e garante a sua manutenção e funcionamento, assim como a atualização, sempre que novas funcionalidades forem acrescentadas.
As dificuldades de muitas associações na aquisição e manutenção de programas dedicados às especificidades mutualistas, o facto de alguns programas em uso se encontrarem obsoletos e sem qualquer apoio técnico e a impossibilidade de algumas aplicações informáticas acomodarem novas modalidades lançadas pelas mutualidades foram algumas das razões que levaram a UMP a avançar, sem recurso a entidades externas, com o desenvolvimento da AMIGA.




