A mais antiga associação do concelho de Matosinhos celebra aniversário

ism4O 127.º aniversário da Associação de Socorros Mútuos de São Mamede Infesta foi comemorado a rigor.
Desde 2003 que, com uma nova sede e Clínica Médica, a Associação de Socorros Mútuos São Mamede Infesta tem procurado melhorar e adaptar os seus serviços e benefícios às necessidades da população.
O Presidente da Assembleia Geral da Associação de Socorros Mútuos São Mamede Infesta, Pedro Gonçalves, associado há mais de 30 anos, referiu que é cada vez mais importante estar próximo das pessoas e abraçar diferentes desafios. “Na história desta Associação temos procurado adaptar-nos aos novos tempos, criar respostas de vanguarda atendendo às necessidades. O futuro passa por dar continuidade a esta política…quem sabe se um dia já não estaremos todos a usar aplicações no telemóvel para poder marcar as consultas. O importante é estar de olho no futuro”, disse.
O presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, aproveitou a ocasião para deixar incentivo aos novos membros dos órgãos associativos recentemente eleitos, por aceitarem dedicar uma parte importante das suas vidas ao bem comum e coletivo.
O presidente da junta da União de freguesias de S. Mamede Infesta e Senhora da Hora, António Moutinho Mendes, lembrou que esta é a mais antiga Associação do concelho de Matosinhos e uma das mais antigas instituições com mais anos de prática mutualista no país. “Espero que estejam prontos para responder aos desafios que se irão atravessar. E que continuem a levar a bom porto o nome da Associação, com garra e determinação”.
Já o presidente da Assembleia Geral da União de freguesias de S. Mamede Infesta e Senhora da Hora, Fernando Santos, lembrou que São Mamede Infesta cresceu com o contributo da Associação. “Um aniversário é sempre um ponto de encontro entre o antes que foi histórico e o amanhã que é o futuro. Parabéns pelas muitas valências que são essenciais para trazer cada vez mais associados. Todos juntos podemos fazer ainda mais e melhor, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa”.imgs5imsg1
Luís Alberto Silva sublinhou, também, que as instituições da economia social, onde se inserem as Associações Mutualistas, pelas suas características específicas e pelos princípios que sustentam a sua governação, são capazes de contribuir para o crescimento económico do país, garantindo a saúde e a proteção social dos portugueses. “O futuro impõe-nos, incessantemente, crescimento e modernização, e é este desafio que o movimento mutualista deve abraçar, capitalizando esforços em prol do próprio desenvolvimento do mutualismo. Impõe-se, cada vez mais, que o movimento mutualista seja capaz de enfrentar o futuro e os novos desafios que nos traz, de forma a responder às exigências e necessidades da sociedade atual, em variadíssimas áreas de intervenção, às quais as mutualidades podem e devem estar recetivas”.
Com esta visão de futuro em mente, Pedro Gonçalves refere que é necessário abraçar os desafios com um sorriso e com fé em valores como a amizade e a esperança.
Para terminar, Luís Alberto Silva frisou que esta Associação Mutualista tem sido um bom exemplo no que concerne à preocupação que tem tido em dinamizar os seus serviços de saúde, melhorando os padrões de qualidade dos serviços prestados. “Cabe-nos a todos, dirigentes, colaboradores e associados mutualistas, enraizar esses projetos, contribuindo, assim, para que o Movimento Mutualista possa, de facto, constituir uma resposta efetiva às necessidades e expetactivas daqueles que depositam nas Mutualidades confiança e esperança”.

 

Chama já chegou a São Mamede

CHAMAO 127.º aniversário da ASM de São Mamede Infesta coindicou com a chegada da Chama Mutualista, que foi entregue pelas mãos do presidente d’ A Previdência Portuguesa, António Martins de Oliveira.
Os quilómetros não são razão para as Associações Mutualistas não estarem unidas e, nesse sentido, a viagem foi quase curta para tornar possível este momento.
“Este é um símbolo da união das Associações Mutualistas e a prova que temos de trabalhar juntos para conseguir benefícios para os associados e para as comunidades que servimos”, referiu António Martins de Oliveira.
A Chama Mutualista foi entregue a um dos colaboradores que, conforme explicou Presidente da Assembleia Geral da Associação de Socorros Mútuos São Mamede Infesta, representa também do o esforço que tem sido feito em nome do desenvolvimento e crescimento da Associação. A Chama deverá depois partir para Associação de Socorros Mútuos Familiar Vimaranense, dando continuidade ao simbolismo deste momento.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados