A União das Mutualidades Portuguesas acordou com o governo o valor por criança a suportar pelo Estado para assegurar a gratuitidade da frequência das creches mutualistas a partir de setembro de 2022.
O valor acordado com o governo, já divulgado na comunicação social, ficou fixado nos 460 euros por mês por criança, nascida após 1 de setembro de 2021.
Estima-se que, em outubro, cerca de 80 mil crianças (atualmente cerca de 50 mil) beneficiem da gratuitidade no acesso às creches.
“Este acordo, não sendo aquele que as mutualidades desejavam, vem contribuir para a desejada conciliação da vida pessoal e profissional e a estabilidade no seio das famílias”, considera Luís Alberto Silva. Para o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, “seria insustentável manter por mais tempo um cenário de incerteza para os pais e as instituições, com a abertura das creches num horizonte tão próximo”.
O anúncio do acordo entre o governo e as entidades representativas do setor social foi avançado pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no debate parlamentar do Estado da Nação, no dia 20 de julho, e operacionaliza uma das medidas-chave do Orçamento recentemente aprovado.
Luís Alberto Silva realça “a preocupação que a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem revelado com os mais necessitados, e o esforço que desenvolveu, nomeadamente na articulação com o Ministério das Finanças, para se chegar ao valor agora estabelecido”.




