Criado Fundo de Emergência para o Setor Solidário

Num momento em que começamos a avaliar o impacto económico e social da designada Crise COVID-19, a UNITATE – Associação de Desenvolvimento da Economia Social, a SIC Esperança, a KGSA Advogados e o Banco Montepio unem esforços e lançam hoje, dia 11 de Maio de 2020, o FESS – Fundo de Emergência para o Setor Solidário.
Este fundo consubstancia-se num instrumento de apoio, desenhado pela UNITATE, cujo principal propósito é a mobilização da sociedade civil em torno da reparação/minimização dos impactos negativos decorrentes desta crise, sempre por intermédio das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Portugal.
A estruturação do FESS encontra-se alicerçada em duas etapas fundamentais: a Fase de Angariação, que decorre até 31 de Dezembro, e durante a qual os diferentes atores sociais (comunidades, empresas, instituições e organismos do Estado) são desafiados a contribuir para o seu robustecimento, tendo para o efeito sido criada uma conta bancária específica (IBAN: PT50 0036 0322 9910 0017 3169 3) para a qual poderão ser canalizados todos os donativos, e a Fase de Aplicação, cujo início ocorrerá previsivelmente em Setembro de 2020, e na qual será aberto um período de candidaturas em que as IPSS poderão solicitar apoio em três âmbitos específicos – aquisição de equipamento de proteção individual (EPI), reconversão de respostas e projetos sociais para supressão de necessidades emergentes e capacitação e promoção comunitária por intermédio dos Serviços de Atendimentos/Acompanhamento Social (SAAS).
A UNITATE desenvolverá um método específico que garantirá, de forma acessível, a transparência do resultado da aplicação das verbas, designadamente que permita aos doadores confirmar que foram, na sua globalidade, aplicadas aos fins de apoio definidos.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados