Foi no final do mês de agosto, coincidindo com o término do ano letivo, que chegaram ao fim mais dois projetos promovidos pel’ A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista (AMSM) nos seus Centros Infantis, com o cofinanciamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP (INR, IP).
Atenta às necessidades específicas das crianças que frequentam os Centros Infantis de Lourosa e de Santa Maria da Feira e dos seus cuidadores formais e informais, a AMSM desenhou dois projetos de intervenção complementares. O projeto «MUSICYOGA: bem-estar para todos» focou-se essencialmente na promoção da qualidade de vida das crianças e no aumento do seu quociente emocional, através da musicoterapia, do yoga para crianças e da presença de um psicólogo conselheiro nas respostas sociais. Por seu turno, o projeto «Mais Pais, Mais Cidadania» centrou a sua atenção nos cuidadores das crianças com necessidades especiais, dotando-os de formação e informação para melhor as acompanharem e perceberem, inclusive através do apoio de um psicólogo, e proporcionando-lhes momentos de relaxamento e bem-estar, na convicção de que um cuidador capacitado e cuidado cuida melhor do seu educando. Ambos os projetos promoveram a cidadania e a inclusão socioeducativa dos beneficiários, fomentando a participação e o envolvimento da sociedade civil.
Recorde-se que o trabalho d’ A Mutualidade de Santa Maria em parceria com o INR, IP teve início já em 2015, com a implementação de um outro projeto cofinanciado nos seus Centros Infantis, cujo sucesso colocou em evidência a importância de atividades inovadoras e diferenciadas junto das crianças.
Livro de Reclamações . Política de Privacidade . Copyright ©2026 Todos os Direitos Reservados




