37% dos impostos da ES são suportados pelas mutualidades

As 91 mutualidades portuguesas suportam 11 milhões de euros em impostos, o que representa mais de um terço (37%) do valor total pago ao Estado pelas entidades da economia social. Estes dados foram sublinhados por Eduardo Pedroso, responsável pela estatística e bases de dados da CASES, na apresentação da Conta Satélite da Economia Social referente aos anos de 2019 e 2020, durante a VI Reunião Anual de Presidentes Mutualistas. O universo da economia social, segundo aquele estudo do Instituto Nacional de Estatísticas e da CASES, é constituído por 73 851 entidades, que, no seu conjunto, suportam 0,3% do total na Economia Nacional. As remunerações do setor mutualista aumentaram 3% em período pandémico, sendo que a remuneração média é superior à da Economia Nacional e a mais elevada no contexto da Economia Social. Outro dado relevante sublinhado por Eduardo Pedroso é o crescimento de 9% numa década do emprego remunerado nas mutualidades, que, em 2020, se traduzia em 4.949 trabalhadores a tempo inteiro.

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados