Lenços com História: a marca viva dos nossos idosos

Há gestos que atravessam o tempo – e há mãos que lhes dão significado. No âmbito das comemorações dos 850 anos do mutualismo em Portugal, a União das Mutualidades Portuguesas lançou um desafio às instituições mutualistas de todo o país: convidar os seus utentes idosos a criar, com as suas próprias mãos, uma lembrança única e carregada de simbolismo.

De norte a sul, participantes de ERPI, Centros de Dia, Universidades Seniores e Centros de Convívio aceitaram este convite e dão vida a lenços decorados com criatividade, dedicação e memória. Cada peça é um objeto único, mas também uma expressão individual que, em conjunto, representa uma história coletiva de entreajuda, resiliência e pertença.

Estes lenços serão oferecidos aos participantes na sessão evocativa dos 850 anos do mutualismo, tornando-se num símbolo tangível daquilo que o movimento mutualista sempre foi – uma comunidade que cuida, valoriza e integra todas as gerações. Ao envolver diretamente os idosos neste momento histórico, reforça-se não apenas o seu papel ativo na sociedade, mas também a continuidade de um legado construído ao longo de séculos.

Porque celebrar o passado é, acima de tudo, dar voz a quem o construiu.

Artigos Recentes

Quatro projetos e muitas ideias para partilhar no XV Encontro Nacional de Dirigentes, no dia 23, em Coimbra

O desafio foi lançado pela União das Mutualidades Portuguesas....

Fundos europeus ao alcance das mutualidades: UMP promove sessão de esclarecimento a 16 de outubro

Como transformar uma boa ideia num projeto com condições...

Investigadora apresenta tese de doutoramento sobre o papel das associações mutualistas nos territórios

A investigadora Paula Cristina da Silva Barros apresenta no...

Da proteção social à habitação: UMP aprofunda diálogo com a Europa

Delegação da UMP manteve contactos com Representação Permanente de...

Artigos Relacionados