Formandos d’ A Mutualidade de Santa Maria visitam entidade que cuida de crianças e idosos

Os formandos d’ A Mutualidade de Santa Maria do Curso EFA de Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade visitaram a “A Nossa Casa” para a realização de uma visita de estudo, acompanhada pelo Formador Carlos Rodrigues, responsável pelo módulo “Atividade Profissional de um TAFAC”, e pela Mediadora Sandra Cavacos, cujo propósito foi contactar com a realidade profissional de um espaço vocacionado para o cuidado a crianças e idosos.

Após terem sido recebidos por elementos na equipa técnica, os/as formandos/as conheceram as instalações, as práticas e rotinas desta instituição de acolhimento de Esmoriz e, através da realização de uma entrevista, perceberam melhor o papel de um profissional da área e tiveram, ainda, o privilégio de interagir com as crianças e idosos.

Foi uma ação diferente para utentes e formandos. O sentimento de felicidade ficou bem patente no rosto de todos, que, a propósito desta iniciativa pedagógica, destacaram o facto de a mesma ter sido muito gratificante e ter contribuído para a construção de uma opinião muito favorável sobre estas instituições e a atividade profissional. “Sentimo-nos uns privilegiados, porque foi uma visita personalizada”, “É um local bem organizado, com condições dignas e espaços de lazer”, “Notámos uma clara simbiose entre utentes e funcionários” e “É um local muito discreto, onde há bem-estar, sorrisos e boa disposição”, foram algumas das ideias registadas.

Esta atividade surge integrada no plano curricular do curso de Educação e Formação de Adultos de dupla certificação a decorrer em Cortegaça, financiado pelo Programa Pessoas2030, e contribui para a construção de respostas à questão transversal «Sou um/a TAFAC – e agora?».

Artigos Recentes

Webinar UMP sobre criação de modalidades de benefícios

A UMP promove, a 24 de julho, um webinar jurídico sobre criação de modalidades de benefícios nas associações mutualistas. Inscrições gratuitas.

CIDACL celebra o Dia Mundial do Chocolate com atividade educativa

O CIDACL, da União das Mutualidades Portuguesas (UMP), celebrou o Dia Mundial do Chocolate com uma atividade educativa que promoveu a aprendizagem e a exploração sensorial.

IEFP promove sessão técnica sobre Reconhecimento Profissional

O IEFP promove uma sessão técnica online sobre Reconhecimento Profissional entre 20 e 22 de julho. Conheça o programa e saiba como participar.

UMP reúne com nova Administração da MUDIP

O Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, reuniu-se com o novo Conselho de Administração da MUDIP – Associação Mutualista Diplomática Portuguesa, numa visita realizada à nova sede da instituição, situada na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

UMP e Fundação Champalimaud preparam protocolo de cooperação

União das Mutualidades Portuguesas propõe parceria à Fundação Champalimaud.

Artigos Relacionados