Mutualista da Covilhã distinguida com o Prémio António Sérgio

A Mutualista da Covilhã foi distinguida, na última semana, com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2025, atribuído pela CASES (Cooperativa António Sérgio para Economia Social, na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, pelo projeto “Ment’Aldeias – Apoio Psicossocial Pós-Incêndios”.

A entrega dos Prémios António Sérgio decorreu no Palácio de Cristal, no Porto, onde Nelson Silva, presidente da associação covilhanense, recebeu a distinção que premeia o projeto “Ment’Aldeias”, executado durante um ano em seis aldeias daquele concelho (Verdelhos, Sarzedo, Atalaia, Orjais, Aldeia do Souto e Vale Formoso) fortemente afetadas pelos incêndios de agosto de 2022 na Serra da Estrela. A iniciativa contou com uma equipa multidisciplinar , promovendo atividades de exercício físico, animação sociocultural, consultas de psicologia e sessões de apoio psicossocial, entre outras ações de proximidade, com impacto direto nas comunidades atingidas.

Este prémio constitui um reconhecimento público do compromisso da associação com a inovação social, a sustentabilidade e a construção de respostas alinhadas com os valores do mutualismo e da economia social.

Artigos Recentes

Quatro projetos e muitas ideias para partilhar no XV Encontro Nacional de Dirigentes, no dia 23, em Coimbra

O desafio foi lançado pela União das Mutualidades Portuguesas....

Fundos europeus ao alcance das mutualidades: UMP promove sessão de esclarecimento a 16 de outubro

Como transformar uma boa ideia num projeto com condições...

Investigadora apresenta tese de doutoramento sobre o papel das associações mutualistas nos territórios

A investigadora Paula Cristina da Silva Barros apresenta no...

Da proteção social à habitação: UMP aprofunda diálogo com a Europa

Delegação da UMP manteve contactos com Representação Permanente de...

Artigos Relacionados